BRASÍLIA – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já iniciou os primeiros levantamentos de informações que alimentarão o projeto executivo do trem de alta velocidade, previsto para ser implementado entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o diretor-geral da agência, Bernardo Figueiredo, as ações tiveram início em janeiro e estão sob responsabilidade da ANTT. No futuro, o projeto executivo ficará sob responsabilidade da Etav, estatal que será criada para administrar o trem-bala em parceria com a iniciativa privada.
A estimativa é de que o projeto executivo do trem-bala consuma investimentos de R$ 540 milhões e que esse custo seja bancado integralmente pelo governo. Até o momento, as informações técnicas que o governo detém sobre o trem-bala estão limitadas a um projeto básico, um estudo mais simples, mas que será usado para que a agência promova o primeiro leilão para contratar o operador do sistema. A partir dessa escolha, será concluído o estudo executivo, documento de profundidade técnica que irá balizar a realização do segundo leilão em 2013, para escolher os construtores do projeto.
Paralelamente, a Etav vai injetar cerca de R$ 3 bilhões em custos s socioambientais e de desapropriação.
(André Borges | Valor)
Em negociosimobiliarios.rj prestamos assessoria de excelência para a compra e a venda segura de imóveis _ usados, na planta ou em construção _ lançamentos, terrenos, condomínios, apartamentos, casas, lojas, salas comerciais. Nossos clientes têm, desde o primeiro contato, atendimento personalizado e acesso ao produto de sua escolha com a garantia de qualidade e exclusividade.