segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Preços dos imóveis ficarão estáveis até 2016



SECOVI RIO


Para o sindicato, mesmo com os valores em patamares próximos aos atuais no futuro, o mercado imobiliário carioca continuará atraindo grandes investimentos


O  preços dos imóveis no Rio de Janeiro devem se manter nos patamares atuais pelo menos até 2016, avalia o vice-presidente  de marketing do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), João Augusto Pessôa. Segundo ele, a cidade continuará atraindo investimentos devido à proximidade dos grandes eventos
esportivos que serão realizados nos próximos anos.
“Temos Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, que será a única concentrada em uma só cidade”, explica Pessôa, que participou na sexta-feira da cerimônia de abertura do III Fórum Internacional de Administradores de Imóveis, promovido pelo Secovi Rio, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. 
De acordo com Pessôa, a participação de estrangeiros nesta edição do fórum aumentou 75%, o que confirma o crescente interesse pelo mercado imobiliário carioca. 
“O Rio é a bola da vez”, afirmou Pessôa.
O executivo explicou ainda que “investir em bem de raiz sempre foi um bom negócio”, e que as facilidades de financiamento também aumentaram a demanda por imóveis.
Pessôa reconhece, no entanto, que o Brasil ainda possui uma grande déficit de
moradias. “Estamos estudando estratégias para resolver essa situação”. Segundo
ele, uma solução para corrigir o problema seria aumentar a construção de edifícios, por abrigarem mais unidades habitacionais por terreno do que as casas. 

DEMANDA ELEVADA 

O presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, também destacou a crescente demanda por habitações no País. “O Brasil vive um momento de muitas transformações e o mercado imobiliário acompanha essa fase, atraindo, inclusive, a atenção de investidores internacionais. Na ponta dessa cadeia, a administração
imobiliária assume um papel cada vez mais relevante”, ressaltou Wähmann, para quem os investimentos em imóveis e tornaram mais atrativos do que o mercado financeiro, que convive com volatilidade nos últimos tempos, por serem mais seguros. 

FÓRUM

O fórum foi realizado entre os dias 28 e 29 de setembro e reuniu administradores
de imóveis, lideranças empresariais, membros de entidades de classe e demais profissionais vinculados aos mercados imobiliários nacional e internacional.
Assim como nas duas edições anteriores, realizadas em 2006 e 2008, o evento deste debateu sobre o panorama geral da administração imobiliária na Europa, nas Américas Central, do Norte e do Sul, bem como no Japão, além de apresentar peculiaridades do modelo de administração brasileiro. 
“Temos um importante papel no ranking de empresas que atuam no mercado de administração imobiliária internacional. Os estrangeiros nos veem como o país com maior número de unidades condominiais geridas por uma mesma administradora”, destacou o presidente do Secovi Rio.

Por ISABEL CORREIA