segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Salão do Turismo termina com R$ 800 mi em negócios


RECEPTIVO

Com o tema Cores e Sabores do Brasil, homenagem feita às festas folclóricas e manifestações artísticas brasileiras, foi encerrado , no Píer Mauá, o Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/Brite 2012 reuniu 175 expositores das cinco
regiões brasileiras, além de 190 operadores internacionais de 35 países. Segundo os organizadores, o encontro atraiu aproximadamente 50 mil visitantes e deve gerar R$ 800 milhões em negócios. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Ronald Ázaro, o evento cumpriu com sua missão de apresentar os produtos turísticos da capital e do interior fluminense, já que no evento estão presentes jornalistas de vários países. "O turismo é atualmente reconhecido como setor estratégico da economia. Precisamos trabalhar, mais do que nunca, na qualificação de profissionais, na ampliação da oferta hoteleira e na criação de roteiros que atraiam todos os visitantes”, disse o secretário, acrescentando que, em 2013, o governo do Estado promoverá o evento em duas versões – uma no primeiro semestre, voltado para a capital, e outra no segundo semestre, destinado à promoção do interior.

ESTRUTURA

O evento teve áreas regionais, onde as secretarias estaduais e municipais, além de hotéis, pousadas, agências de viagem e fornecedores expuseram produtos e serviços. Outros segmentos importantes, como o de parques temáticos, artesanato,
turismo de aventura, spas e turismo GLBT tiveram espaços especiais de exposição. 
Um das novidades da feira deste ano foi o estande de 50 metros quadrados de representantes da comunidade do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, que apresentam artesanato e pacotes de roteiros turísticos na favela, já em funcionamento no complexo.
Atualmente, esta grande área pacificada é um dos maiores pontos turísticos do estado, recebendo diariamente a visita de dezenas de cariocas, turistas nacionais e internacionais que passeiam no teleférico, fazem caminhas pelas trilhas da Serra da Misericórdia, participam de eventos na Praça do Conhecimento.

NEGÓCIOS

Já na Bolsa de Negócios, profissionais do setor turístico de todo o Brasil apresentaram o que cada estado e município têm de melhor a oferecer aos turistas. Aproveitando o grande número de empresários, a Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), promoveu o Encontro Internacional de Hotelaria, em que foram discutidos o desenvolvimento sustentável da indústria hoteleira, programas de capacitação, novas tendências da hotelaria, entre outros temas. 
"Nossa intenção é qualificar 40 mil pessoas para os novos postos de trabalho que irão surgir nos próximos anos. A cidade do Rio não será mais a mesma. Vamos entrar num patamar de destino top de atração internacional", ressaltou o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes. 

Por WANILSON OLIVEIRA