quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rio de Janeiro para inglês ver e investir


Em evento com empresários na capital inglesa, Cabral ressaltou os avanços na área de segurança pública e as oportunidades de investimento no estado
Durante almoço com cerca de 60 empresários e executivos de grandes corporações, com filiais em várias partes do mundo, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que a política de segurança pública é, hoje, um dos principais ativos do estado, influenciando também na atração de investimentos.
"Em 2007 e 2008, quando eu fazia a divulgação do estado para investidores estrangeiros, era muito complicado falar de segurança diante da falta de credibilidade das políticas anteriores na área", disse Cabral na Rio Conferences in London, organizado pela Rio Negócios, agência criada para estimular investimentos no estado, durante a Olimpíada. "Todos os índices criminais se reduziram drasticamente. Temos os melhores indicadores em 30 anos", completou o governador, que na próxima amanhã assiste à abertura dos Jogos de Londres ao lado da presidente Dilma Rousseff e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O governador também comentou o aumento na gratificação paga aos policiais militares que atuam em áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), anunciado esta semana por Paes. "Com a medida, ele (Paes) dá mais uma demonstração vigorosa de apoio e solidariedade à nossa política de segurança", afirmou Cabral, acrescentando que o governo possui metas semestrais que elevam a remuneração dos policiais. "Temos uma política de novos policiais entrando a cada 40 dias, número que antes entrava na corporação por ano", reforçou.
Após a palestra, na qual destacou as principais oportunidades de investimento no Rio e ressaltou que até 2014 o estado receberá R$ 211,5 bilhões em aportes em diversos setores, como infraestrutura, petróleo e gás e tecnologia, Cabral comentou o legado que será deixado pela Olimpíada de 2016.
"Londres é um exemplo, porque aproveitou essa oportunidade para deixar aos londrinos um legado maravilhoso no East End (região que estava deteriorada antes das intervenções urbanísticas para os Jogos de 2012). No Rio, temos muitos 'East Ends', afirmou o governador, destacando as áreas de mobilidade, saneamento, habitação, meio ambiente e educação como prioritárias para investimentos públicos.
Turismo
Após o almoço, Cabral acompanhou a presidente Dilma Rousseff no lançamento da nova campanha publicitária da Embratur para promoção turística do Brasil no exterior, em cerimônia para 300 convidados no London Film Museum.
Próxima cidade a receber os Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro aparece como um dos destaques da campanha, que é focada, principalmente, na cultura acolhedora dos brasileiros. A presidente disse confiar que, assim como Londres, o Rio estará pronto em 2016.
"Nós temos certeza de que, quando chegar a vez do Rio de Janeiro, nós faremos a nossa parte e o mundo todo vai se encontrar no Rio", declarou Dilma, fazendo uma referência à nova campanha da Embratur, cujo slogan é Todos se encontram no Brasil.


Jornal do Commercio, 26/jul